Como Cultivar Ervas Aromáticas em Casa

Como Cultivar Ervas Aromáticas em Casa

Afinal, você sabia que cultivar ervas aromáticas em casa é fácil, divertido e saudável? Assim, as ervas aromáticas são plantas que possuem propriedades medicinais, aromáticas e culinárias, e podem ser usadas para temperar seus pratos, fazer chás, aromatizar ambientes e até tratar alguns problemas de saúde. Então este post, vamos te ensinar como cultivar ervas aromáticas em casa, quais são os seus benefícios e como usá-las na cozinha. Vamos lá?

Para cultivar ervas em casa, você vai precisar de

  • Vasos ou jardineiras com furos no fundo, para drenar a água
  • Terra adubada e areia
  • Mudas ou sementes das ervas que você deseja plantar
  • Água e sol

Quais são os benefícios de Cultivar Ervas Aromáticas

As ervas aromáticas possuem vários benefícios para a sua saúde e bem-estar. Acima de tudo, elas são ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes e compostos fitoquímicos, que podem prevenir e combater diversas doenças. Além disso, elas possuem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, analgésicas, calmantes, digestivas, diuréticas, expectorantes e muito mais.

Veja alguns exemplos de ervas aromáticas e seus benefícios:

Alecrim: estimula a circulação, a memória e a concentração e combate o estresse. Além disso, alivia fadiga, dores de cabeça, musculares e reumáticas, ajuda na digestão e no funcionamento do fígado, previne infecções respiratórias e urinárias, e tem ação antioxidante.

Manjericão: melhora o humor, o sono e a imunidade, alivia cólicas, gases e náuseas, combate infecções bacterianas, fúngicas e virais, reduz a pressão arterial e o colesterol, e tem ação anti-inflamatória e antiespasmódica.

Hortelã: refresca o hálito, alivia a dor de garganta, a tosse e o catarro, ajuda na digestão e no alívio de cólicas. Também auxilia os gases e diarreia, combate a febre, a enxaqueca e o mal-estar, e tem ação antisséptica, antibacteriana e antifúngica.

Salsa: purifica o sangue, os rins e o fígado, previne e trata infecções urinárias, pedras nos rins e anemia, estimula a menstruação e a lactação, fortalece os ossos e os dentes, e tem ação diurética, anti-inflamatória e antioxidante.

Tomilho: fortalece o sistema imunológico, previne e trata infecções respiratórias, como bronquite, asma, sinusite e gripe, alivia a tosse, a rouquidão e a dor de garganta, ajuda na digestão e no alívio de cólicas e gases, e tem ação antisséptica, antibacteriana, antifúngica e antiespasmódica.

Referências:

Como usar as ervas aromáticas na cozinha

Com toda a certeza, as ervas aromáticas são ótimas para dar sabor, aroma e cor aos seus pratos. Elas podem ser usadas frescas ou secas, inteiras ou picadas, sozinhas ou combinadas. Assim sendo, você pode usar as ervas aromáticas para temperar carnes, peixes, frangos, ovos, queijos, saladas, sopas, molhos, pães, bolos, biscoitos e muito mais. Veja algumas receitas simples que destacam o sabor fresco dessas ervas cultivadas em casa:

1. Salada de tomate com manjericão:

Corte quatro tomates em fatias finas, e arrume-as em um prato. Polvilhe sal, pimenta-do-reino e folhas de manjericão fresco picadas. Regue com azeite de oliva e vinagre balsâmico. Sirva gelada ou em temperatura ambiente.

2. Frango com alecrim e limão:

Tempere quatro coxas de frango com sal, pimenta-do-reino, alho picado, suco de um limão e duas colheres de sopa de alecrim fresco picado. Coloque as coxas em uma assadeira, e leve ao forno pré-aquecido a 200 °C por cerca de 40 minutos, ou até que estejam douradas e cozidas. Sirva com arroz branco e salada verde.

3. Sopa de batata com hortelã:

Cozinhe quatro batatas descascadas e picadas em uma panela com água, sal e uma folha de louro. Quando as batatas estiverem macias, descarte o louro e bata as batatas com a água no liquidificador, até obter um creme. Volte o creme para a panela, e acrescente uma xícara de leite, uma colher de sopa de manteiga, sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe ferver, e desligue o fogo. Sirva a sopa quente, polvilhada com folhas de hortelã fresco picadas.

4. Pão de queijo com salsa:

Em uma tigela, misture dois ovos, uma xícara de leite, meia xícara de óleo, uma colher de chá de sal e uma xícara de queijo parmesão ralado. Adicione duas xícaras de polvilho doce, e misture bem. Acrescente meia xícara de salsa fresca picada, e misture novamente. Modele bolinhas com a massa, e coloque-as em uma forma untada. Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 20 minutos, ou até que estejam dourados e crescidos. Sirva quentes ou frios.

5. Bolo de laranja com tomilho:

Em uma tigela, bata três ovos com uma xícara de açúcar, até obter um creme fofo. Em seguida, adicione meia xícara de óleo, suco e raspas de uma laranja, e uma colher de sopa de tomilho fresco picado. Misture bem. Logo após, peneire uma xícara e meia de farinha de trigo e uma colher de sopa de fermento em pó, e adicione à mistura de ovos, mexendo delicadamente. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 30 minutos, ou até que esteja assado e dourado. Deixe esfriar, e desenforme. Sirva com calda de laranja, feita com suco de uma laranja e meia xícara de açúcar, levados ao fogo até engrossar.

Em resumo, espero que você tenha gostado do meu post para blog. Por fim, se você quiser saber mais sobre como cultivar ervas aromáticas em casa, ou sobre outros assuntos, é só me perguntar.